Cases de Sucesso

Embalagem de enfardamento 100% reciclado

O único filme para embalamento com alto desempenho em linha de produção automática feito com matéria-prima 100% reciclada pós consumo.

Descrição do prêmio

Sabemos dos benefícios únicos das embalagens plásticas, como durabilidade, resistência, impermeabilidade e facilidade de reciclagem ao mesmo tempo que somos conscientes sobre os problemas que podem ser gerados caso este resíduo não seja coletado, processado e reinserido na economia. Entendemos que podemos criar um processo eficiente para substituir na totalidade resinas virgens em aplicações específicas harmonizando os requisitos de produção, marketing, clientes e o meio ambiente. Nossa tecnologia 100% PCR mostra que é possível criar uma economia circular no Brasil e assim buscamos encorajar e compartilhar esta ideia a mais brand owners, para que adotem soluções verdadeiramente sustentáveis, com impactos positivos no meio ambiente.

Uma maior demanda aumenta deste tipo de material também implica no aprimoramento da cadeia de reciclagem e valorização dos profissionais que nela trabalham, gerando um círculo virtuoso de desenvolvimento social.


O grande desafio deste projeto foi eliminar um conjunto de problemas potenciais em filmes de enfardamento automático utilizando como matéria-prima 100% resíduos plásticos pós-consumo oriundo de Logística Reversa. Sendo assim este, o único filme para embalamento com alto desempenho em linha de produção automática feito com matéria-prima 100% reciclada pós consumo. A alta transparência e uniformidade atingidas na extrusão, permitem a completa visibilidade dos produtos embalados com o mesmo, sendo esse um fato inédito na utilização deste material. Essa estrutura é particularmente indicada nos processos de enfardamento e agrupamento de embalagens primárias.

Por se tratar de uma embalagem secundária na maioria das vezes esta embalagem não acaba tendo contato com o consumidor, mas aos que tem acesso ao comprarem o produto embalado em atacado, oferece uma embalagem com grande resistência para o transporte. Mas é uma solução ao consumidor se pensarmos na destinação correta que a mesma possui, sendo destinada a reciclagem, bem como por utilizar matéria-prima pós consumo, que evita a extração de novas matérias da natureza.


A utilização deste filme em enfardamento e empilhamento de papel higiênico representa uma complexidade tanto para embalagens virgens como para recicladas, uma vez que esta embalagem possui a função de agrupamento e transporte, e a necessidade de empilhamento do papel higiênico em altas pilhas, sem ocorrer o tombamento é fundamental. O acerto e a garantida do nível do coeficiente de atrito (COF) é fundamental para que seja atingida esse requisito, porém mantendo a velocidade de produção e ensacamento do produto. Sem COF correto podem ocorrer paradas na linha de produção, tombamento dos fardos durante o empilhamento ou avarias e perdas no transporte.

Outros desafios comuns ao materiais reciclados, como odor e baixa (ou nenhuma) transparência foram facilmente transpostos nesse projeto. Materiais com cheiro e coloração indesejada diminui o seu valor de mercado e limita a sua utilização por parte dos Brand Owners, que desejam implementar medidas efetivas para aumentar sua circularidade. Além disso, linhas automáticas de envase exigem o funcionamento em altas velocidades que deve ser cumprido.


A substituição de resinas virgens para a formação desta embalagem secundária faz com que o fornecedor da mesma tenha criado um amplo sistema de logística reversa para garantir que as embalagens plásticas não sejam descartadas na natureza ou encaminhadas para aterros, mas que retornem à cadeia industrial, para dar origem a novas embalagens. Esse trabalho é feito através de parcerias com os próprios clientes; grandes redes de varejo e cooperativas.


Atualmente a Plastiweber se abastece com os resíduos plásticos de conhecidas Redes como Zaffari, Carrefour, Pão de Açúcar, Asun e Muffato.

Além disso busca embalagens descartadas do próprio Brand Owner, utilizando a mesma Logística da entrega da embalagem pronta, para coletar os resíduos plásticos como por exemplo a Cia Canoinhas.


Este uso diminui a emissão de gases de efeito estufa, o consumo de água, evita o destino inadequado de um material plástico, além de garantir uma renda para as famílias e cooperativas que trabalham com a reciclagem.

Além disso, a utilização de nosso material 100% PCR está alinhado com os princípios de circularidade recomendados pela Ellen MacArthur Foundation.


Desta forma, ao utilizarem essa linha de embalagens as marcas tem a possibilidade de comunicar ao seu consumidor sua preocupação com o meio ambiente, mostrando o processo de otimização dos recursos naturais, os benefícios gerados ao meio ambiente e a sociedade com o consumo destas embalagens.


Considerando a produção desta resina 100% PCR pela Plastiweber cada tonelada de embalagem reciclada contribui com a redução de, segundo estudos do IPEA:

2.000 kg de gases do efeito estufa;

1.190 l de consumo de petróleo;

3.020 kwh de consumo de energia elétrica;

7.892 l de consumo de água no total dos processos;

1.000 kg de plástico na natureza;

Além da geração de empregos diretos e indiretos e milhares de pessoas beneficiadas através dos projetos socioambientais, como o Escola Sustentável e o Resíduos pela Vida.

Importante ressaltar que após a utilização, as embalagens 100% recicladas são 100% recicláveis, realizando-se um ciclo fechado de recuperação de matéria prima plástica.


A substituição de resinas virgens para a formação desta embalagem secundária traz ainda os méritos da criação de um amplo sistema de logística reversa, para garantir que as embalagens plásticas não sejam descartadas na natureza ou encaminhadas para aterros, mas que retornem à cadeia industrial, para dar origem a novas embalagens.

Prêmios

1º Lugar - 2021
Categoria Conteúdo Reciclado

Conheça mais sobre os parceiros

Receba notícias e atualizações sobre a circularidade

Durante sua navegação já reciclamos

embalagens