Parceiro

NATURECYCLE E SANTA CLARA

A Santa Clara tem uma atuação marcante nos aspectos econômico e socioambiental, pilares da sustentabilidade. Consciente do papel que assume na sociedade, colabora, intensamente, com programas voltados à preservação do meio ambiente, como, por exemplo, o uso das embalagens Naturecycle, geradas através de material plástico pós-consumo, oriundo da economia circular, e produzidos com fontes renováveis.


Os produtos Santa Clara são embalados com a Linha Naturecycle, tendo utilizado, de agosto de 2023 a Dezembro de 2023, 18.217,44 kg de embalagens plásticas circulares, resultando em diversos benefícios ambientais e sociais.


Consciente de que possui responsabilidade socioambiental, a Cooperativa Santa Clara tem utilizado embalagens recicláveis e feitas a partir de plástico reciclado, contribuindo significativamente para a economia circular e demonstrando um compromisso crescente com a sustentabilidade. Em uma parceria com a empresa Plastiweber, de Feliz, desde 2006 a Cooperativa utiliza embalagens desenvolvidas a partir de polímeros circulares de alta performance.

Por meio do conceito de logística reversa, o plástico que uma vez envolveu seus produtos agora retorna à empresa Plastiweber para ser transformado em novas embalagens. Essa abordagem inteligente não apenas zera o impacto das embalagens secundárias e terciárias da Cooperativa Santa Clara, mas também atende às exigências de consumo consciente.

Um exemplo inspirador é a aplicação de plásticos filme reciclados nos paletes de Leite Longa Vida produzidos na indústria de Casca. A parceria resultou em uma economia de recursos e benefícios ambientais significativos, como a redução das emissões de CO2, economia de petróleo, energia elétrica e água, bem como a diminuição do volume de resíduos enviados para aterros.


Sobre a Santa Clara


Conhecida como a Cooperativa de Laticínios mais antiga em atividade no Brasil, a Santa Clara comemorou neste ano 111 anos de fundação. Com sede em Carlos Barbosa, a Cooperativa capta leite em 135 municípios gaúchos, recebendo diariamente cerca de 775 mil litros do produto para serem transformados em 45 tipos de queijos em 94 diferentes apresentações, além de outros produtos de laticínios. São mais de 4.700 associados e uma estrutura que conta com três indústrias de laticínios (Carlos Barbosa, Casca e Getúlio Vargas), um frigorífico em Carlos Barbosa e suinocultura em Carlos Barbosa e em outros seis municípios das regiões do Alto Uruguai e Alto Jacuí. Conta ainda com 12 supermercados, 14 mercados agropecuários e duas farmácias.


De acordo com o certificado emitido pela Plastiweber, a Santa Clara utilizou um total de 43.423 kg de plástico-filme reciclado no ano de 2022. Outros números que refletem o comprometimento com a o meio ambiente são:

Métricas do Consumo

101
Escolas

Escolas beneficiadas através do projeto Escola Sustentável

84.100
pessoas

Pessoas impactadas pelos projetos socioambientais

4
Cooperativas

Cooperativas capacitadas e apoiadas através do projeto Cooperativa + Circular

11
Entidades

Entidades de promoção a vida beneficiadas através do projeto Resíduos pela Vida

36.435
KGCO2EQ

Redução dos gases do efeito estufa

21.679
Litros

Redução do consumo de petróleo

55.058
Quilowatt

Redução de consumo de energia elétrica

16
Empregos

Geração de empregos diretos e indiretos

143.778
Litros

Redução do consumo de água no total dos processos.

18.217
Quilos

Redução de resíduos na natureza.

Depoimentos

O que falam sobre o projeto

As experiências compartilhadas pelos participantes de nossos projetos socioambientais ilustram o impacto positivo dessas iniciativas em comunidades e no meio ambiente.

Quando a Plastiweber veio até a gente com essa proposta de montar uma parceria para fazer algo diferente, a gente topou na hora, que era o que a gente buscava mas não tinha acesso. O nosso objetivo como cooperativa sempre foi melhorar a vida dos cooperados que trabalham com isso, e trazer uma coisa, que é a palavra que mais utilizamos aqui, dignidade.

Tiago Pavelski - Presidente Cooperativa Paz e Bem

Multimídia

Fique por dentro de nossos processos

Receba notícias e atualizações sobre a circularidade

Durante sua navegação já reciclamos

embalagens